Sou muito burro para passar em um concurso

sou-muito-burro-min

Se você acha que pode, ou que não pode fazer alguma coisa, você tem sempre razão“. – Henry Ford

Existe um mito que apenas as pessoas mais inteligentes conseguem passar em um concurso público; que nós, meros mortais, que precisamos realmente estudar para passar nas provas, jamais alcançaremos um emprego público. GRANDE MENTIRA!

Vou lhe contar um segredo: a maioria das pessoas que passam em um concurso público não são gênios, são pessoas normais que possuem limitações e genialidades como você. Apesar de muitos dos que que passam em concursos acharem que ganharam um certificado de genialidade, os gênios de verdade estão na NASA e Harvard, não em um órgão público brasileiro. Se a pessoa é um gênio e não virou celebridade, milionário ou uma referência em seu campo de atuação, acho que existe algo errado com sua genialidade, não concorda comigo?

Sabemos que existem pessoas que possuem problemas cognitivos e dificuldade de aprendizado, geralmente essas dificuldades são tratadas desde os primeiros anos de ensino e na maioria das vezes solucionados. Acredito que não seja seu caso, e, é pouco provável que você tenha algum problema sério que o impossibilite de passar em um concurso público.

Duvidar de sua capacidade é muito comum e geralmente tem como fonte sentimento de inferioridade, de cobranças e comentários de amigos e parentes e de nossas próprias dúvidas em relação a nós mesmos. Esses pensamentos negativos produzem crenças e acabamos nos sentido burros demais para passar em um concurso público.

Crenças

Segundo o Pscólogo Elias José, as crenças são percepções de uma pessoa, consideradas por ela absolutas e verdadeiras. As crenças são formadas a partir da visão que a pessoa tem de si e do mundo. Segundo ele, é através de nossas crenças que olhamos para todas as situações de nossa vida.

A sensação que somos incapazes em passar em um concurso é uma crença impregnada no nosso inconsciente das mais diversas formas. Se você tem essa crença gravada em sua memória, a boa notícia é que: existe solução!

Como alterar nossas crenças?

Felizmente, é possível alterar nossas crenças e modificar nossa postura em relação a elas. O primeiro passo é reconhecermos que existe a crença ativada e em funcionamento dentro de nós, é compreendermos a mentira da crença. Uma vez que você descobre que a crença é uma mentira, e a crença de que você é burro demais para passar em um concurso é uma mentira, o segundo passo é conscientizar todo nosso sistema de crenças da mudança.

As crenças maléficas geralmente vêm de experiências relativas à nossa infância. Vou dar um exemplo: tenho um irmão mais velho e quando eramos pequenos ele era bem sucedido em tudo, era ótimo em esportes, tirava boas notas e sempre tinha muitas admiradoras. Sempre fui comparado com ele por ser gordinho e desajeitado, por esse motivo, achei que nunca seria bem sucedido na vida, pois sempre tive menos sucesso que ele em tudo. Vocês percebem que os eventos da minha infância criaram uma absurda crença maléfica em minha vida? A crença foi: eu sou desajeitado e nunca terei sucesso. Sabe qual o resultado? Anos de frustrações amorosas e profissionais.

Felizmente, é possível alterar essas crenças em nossa vida, como já veremos. As técnicas abaixo foram descritas pela Dra. Dr Alice Boyes, são técnicas cognitivas comportamentais. Não temos a pretensão de fazer terapia nesse espaço, apenas demonstrarmos técnicas que podem auxiliá-lo. Caso você esteja sofrendo de algum transtorno mais grave, recomendamos procurar um profissional da área como um psicólogo ou psiquiatra.

Então, vamos as técnicas?

Como alterar uma crença negativa

Existem diversas técnicas de alteração de crença, e a teoria cognitivo comportamental está cheia delas, vou citar apenas um exemplo de técnica que, se bem utilizada, pode alterar sua perspectiva:

Passo 1 – Substituição da crença maléfica

O primeiro passo é você substituir a crença maléfica  (sou burro demais para passar em um concurso) por uma crença benéfica (eu sou capaz de passar em um concurso como a maioria das pessoas). Escolha a crença maléfica e benéfica que “está em sua cabeça”.  Por exemplo: sou velho demais, sou estúpido demais, sou novo demais…etc.

Passo 2 – Medição das crenças

Dê uma nota para a crença maléfica, demonstrando o quanto você acredita, sendo 0 (zero) – Eu não acredito nenhum pouco que sou burro demais para passar em um concurso e 100 – eu acredito totalmente que sou burro demais para passar em um concurso público.

Dê também uma nota na crença benéfica sendo 0 (zero)– Eu sou nenhum pouco capaz de passar em um concurso público e 100 – eu sou totalmente capaz de passar em um concurso público.

Ex:

Crença Maléfica –   Eu acredito totalmente que sou burro demais para passar em um concurso público: 80% – Significa que eu acredito muito que nisso.

Crença maléfica – Sou sou capaz de passar em um concurso público: 80% – Significa que eu acredito que sou muito capaz de passar em um concuros público.

Passo 3 – Descubra seu tipo de crença

Descubra que tipo de crença maléfica você tem, existem 2 tipos e não se preocupe, que ambos podem ser alterados:

Tipo 1 – crença estável – você sempre acreditou que era burro demais para tudo, e em nenhuma situação você já se sentiu inteligente, mesmo quando as coisas parecem que estão indo bem.

Tipo 2 – crença que muda – é uma crença que altera de acordo com o seu humor, stress e ansiedade. Um dos passos para mudança é perceber que essa crença é produto da situação (stress, ansiedade, etc) e não uma verdade.

Passo 4 – Foque na crença benéfica

Coloque a meta em aumentar sua confiança na crença positiva em vez de destruir a negativa. Sabe quando você tenta eliminar uma coisa da cabeça e a coisa fica continuamente martelando, tipo, quando você não consegue dormir e fica pensando que não consegue dormir e aí que não consegue mesmo. Aqui funciona da mesma forma, seu foco não deve ser na crença negativa, mas na positiva.

Passo 5 – Anotações positivas

Por 2 semanas anote evidências que mostram que a nova crença benéfica é verdade. Exemplo – Anote os diversos momentos que você se sentiu inteligente/capaz durante a vida, tente lembrar tudo: as boas notas que tirou, as vezes que com esforço você verificou bons resultados, os sucessos que você teve com sua capacidade. Mas não caia na armadilha de enganar-se, se você “ficou em dependência” na escola e conseguiu passar, isso é sinal de inteligência, não de “burrice”. Anote todos os sucessos que você foi capaz de realizar durante 2 semanas e leia eles diariamente em voz alta. Lembre-se, foque na crença positiva e deixe a negativa de lado.

Passo 6 – Reavalie suas crenças

Fazendo o exercício acima, você verá que sua capacidade alterará. Depois de 2 semanas lendo e anotando a nova crença, analise novamente o quanto você acredita na crença antiga, dando novamente uma nota as  crenças de 0 a 100%. Você notará que as notas alterarão. Provavelmente você perceberá uma melhora na nota da crença positiva e diminuição na negativa.

Passo 7 – Ache alguém de confiança

Conte para alguém que você confia que você está tentando alterar a velha crença maléfica que foi ativada em seu cérebro e ativar a nova crença benéfica. Peça que essa pessoa auxilie você a reforçar as crenças positivas.

Passo 8 -Faça um teste histórico de sua vida

O Teste Histórico é um exercício muito válido e muito utilizado por diversos profissionais. Você pode fazer esse exercício tanto para crença benéfica quanto para maléfica ou até mesmo para ambas. Vamos começar pela crença maléfica. Analise a crença maléfica e tente achar ela em sua vida, dividindo a vida em etapas: infância, escola, adolescência, juventude, idade adulta ou fases que você preferir como até  eu entrar na faculdade, depois da faculdade, antes de trabalhar, etc. O importante é você identificar bem claramente as fases de sua vida. Após identificadas as fases, faça uma tabela colocando a crença, eventos que confirmam a crença, eventos que não confirmam a crença e a conclusão.

Após a realização do teste você provavelmente perceberá a mentira da crença maléfica. Caso você não consiga perceber, recomendamos que você procure um psicólogo para auxiliá-lo nessa tarefa.

Passo 9 – Monitore suas crenças

Monitore quando você tenta compensar suas crença negativa – Por exemplo. Você se acha tão burro que somente irá passar se estudar quase que 24 horas por dia, parando totalmente com sua vida, se alimentando mal, etc. – toda vez que você perceber que está voltando a acreditar nas crenças antigas, volte a utilizar alguma técnica de alteração de crença. Como monitorar? Com ações que você perceba (auto sabotagens),

Monitore toda vez que você voltou a acreditar na crença negativa – cuidado quando você volta a pensar que a crença negativa é verdadeira – por exemplo: se você perceber que esta desmotivado para estudar, é provável que a crença maléfica de que você não é capaz esteja ativada. Se perceber que não está conseguindo aprender ou procrastinando o trabalho, é possível.

Monitore quando você se evita situações pela crença antiga – não querer fazer um concurso por se achar Burro demais seria um exemplo.

Resumindo

Nosso objetivo aqui é apenas oferecer ferramentas que podem auxiliá-lo na preparação para o concurso público. As técnicas que utilizamos fazem parte de estudos científicos e são amplamente utilizadas no mundo todo, não pense que não funcione.

Tenho certeza que percebendo o gatilho da crença antiga e fazendo os exercícios acima, você perceberá que é capaz de passar em um concurso público e ter a tão sonhada carreira que você merece!

Aproveitamos para convidá-lo a curtir nossa fan page: https://www.facebook.com/concursobancodobrasil.org

E, caso esteja interessado, preparamos um artigo sobre o Concurso do Banco do Brasil.

Fonte: http://www.aliceboyes.com/cognitive-behavior-therapy-blog-straightforward-guide-to-cbt/

Wagner :

View Comments (366)