Edital do Concurso Banco do Brasil

Edital de Abertura de Concurso Público do Banco do Brasil

Os editais de abertura de seleção de candidatos para as vagas oferecidas por meio de concurso público para o Banco do Brasil, até então, de acordo com a última seleção, sempre foram objetivando a formação de cadastro de reserva para provimento de vagas no nível inicial da Carreira Administrativa para o cargo de Escriturário, que exige nível médio.

As contratações, em princípio, foram para lotação nas dependências situadas em estados específicos, como no último que a abertura de vagas foi para o Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

Dentre o total de vagas oferecidas nos editais durante o prazo de validade da seleção externa, houve sempre a reserva para pessoas com deficiência (PCD) e pessoas pretas ou pardas (PPP).

No edital sempre há a discrição da seleção feita através da aplicação de provas objetivas (1ª Etapa), de caráter eliminatório e classificatório, e de prova de redação (2ª Etapa), de caráter eliminatório. A terceira etapa sendo sempre composta por exames médicos e procedimentos admissionais, de responsabilidade do próprio Banco do Brasil.

Segundo os editais passados, quando o candidato for classificado na Seleção Externa, teve sua classificação por Microrregião/Macrorregião/UF de acordo com a sua opção no ato da inscrição.

O candidato classificado na Seleção é convocado em função das necessidades do Banco do Brasil, e então, a assinar o Contrato Individual de Trabalho com a instituição, a qual se regerá pelos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sujeitando-se às normas do Regulamento de Pessoal e ao Plano de Cargos e Salários da Empresa, obedecidas as ordens de classificação, de acordo com a sua opção no ato da inscrição, a saber: a) classificação na Microrregião; b) classificação na Macrorregião; e c) classificação na UF.

Quando o candidato não aceita tomar posse na dependência fora da Microrregião na qual se inscreveu, este candidato é excluído da classificação por Macrorregião, mas mantendo, no entanto, a sua classificação na Microrregião na qual se inscreveu.

Os editais, geralmente, valem por um prazo de 01 (um) ano a contar da data de sua publicação de Edital de Homologação dos resultados finais, mas podendo ser prorrogado uma única vez por um período igual a critério exclusivo do Banco do Brasil.

Uma boa Mudança no edital do concurso do Banco do Brasil

A boa noticia a respeito de seus editais, é que a partir de seu próximo edital o Banco do Brasil não vai mais realizar concursos públicos exclusivos para cadastro de reserva. Em suas próximas seleções, o Banco do Brasil fará constar nos editais uma previsão de vagas disponíveis, que deve representar a real necessidade do Banco.

Esta decisão é o resultado do Acordo Judicial firmado entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), representado pelo procurador Carlos Eduardo Carvalho Brisolla e o Banco do Brasil, que desta forma, faz garantir mais transparência nos concursos realizados pela instituição bancária.

Aviso

Há uma previsão para maio de 2015 o lançamento de mais um edital de concurso para o Banco do Brasil, com possíveis vagas para parte dos seguintes estados: Amazonas e Santa Catarina, incluindo também, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e o Rio Grande do Sul.

Fique Ligado

Segundo todos editais, “A falta de comprovação, até a data da posse, de qualquer dos requisitos para contratação ou a prática de falsidade ideológica em prova documental acarretará cancelamento da inscrição do candidato, sua eliminação da respectiva Seleção Externa e a anulação de todos os atos com respeito a ele praticados pelo Banco do Brasil S.A.,”.

Fonte: www.cesgranrio.org.br.

Comments are closed.