Dicas de como estudar

dicas de estudo para concurso

dicas de estudo para concurso

Dicas de como estudar

Antes de começar a estudar, é sempre interessante dar uma revisão em dicas de como passar em concursos. O concursodobancodobrasil.org fez um resumão abaixo para você:

Caminhe antes das provas

Pode parecer estranho, mas estudos do Dr. Chuck Hillman,da Universidade do Illinois, mostraram que 20 minutos de exercícios antes das provas pode melhorar a performance. E aí? Bora tentar?

Leia em voz alta

Estudos mostram que ler em voz alta ajuda aumentar em 50% a retenção de informação. Só não tente fazer sozinho na rua, ok? kkkk

Um presentinho para você mesmo

Essa é outra bizarrice que dá certo. Depois de estudar um capítulo, ou algum assunto particularmente difícil, coma um chocolate ou uma bala, dê uma recompensa a si mesmo. Só cuidado com as calorias, ninguém quer passar em concurso de Rei Momo, ou quer?

Ensine o que você aprendeu

A melhor maneira de ver se você realmente aprendeu, é tentar ensinar o que estudou a alguém . Se você não tem um amigo cobaia, uma platéia imaginária ou um bando de urso de pelúcias pode ajudar. Vale a tentativa, não?

Crie associações mentais

A capacidade de fazer conexões não é apenas uma maneira mais fácil de  lembrar, mas é o combustível da criatividade e inteligência. Steve Jobs disse a famosa frase ” Criatividade é apenas conectar as coisas. Quando você pergunta a pessoas criativas como elas fizeram alguma coisa, elas se sentem um pouco culpadas, porque sabem que não criaram de verdade, elas apenas perceberam algo ” .

Mapas Mentais são uma maneira fácil de conectar idéias , criando uma visão global das conexões diferentes

Desenhe

Desenhar irá ajudá-lo a visualizar as informações que possam ser difíceis de descrever. Isso cria uma memória visual em sua mente, que pode ser lembrada em um exame. Alguns tipos de informações são melhores armazenadas em nossas memórias quando desenhadas.

Escolhe a fonte certa

Ao fazer resumos ou anotações, use Times New Roman ou outra fonte fácil de ler. O objetivo não é ficar bonitinho, mas fácil para memorizar.

Use aplicativos que controlam a internet

Alguns aplicativos podem ajudar você a evitar distrações , bloqueando sites por um determinado período de tempo. Um bom exemplo de aplicativo é o app selfcontrol, ele pode te ajudar a monitorar aquelas horas a fio no facebook #ficaadica.

Procure vídeos e infográficos sobre o assunto

O youtube e infográficos podem ser fontes de consolidação de assuntos. Sempre é bom pesquisar sobre o assunto estudado para fixar o conteúdo.

Crie flashcards e jogos de memória

O programa https://www.examtime.com pode ajudar na memorização, criando técnicas com flashcards, quizes e mapas mentais. É uma excelente ferramenta GRATUITA!

Faça uma paradinha!

Depois de estudar 45-50 minutos,  faça uma paradinha para esfriar a cabeça. Pode parecer absurdo, mas vai melhorar seu desempenho.

Ouça música

Ouvir música pode ser muito útil para o estudo. No entanto, seja esperto, nem todos tipos musicais são bons,  essa dica precisa de bom senso. Alguns estudos revelam que Mozart e música barroca melhoram o desempenho, não custa tentar né?

Faça muitas questões

Faça muitas questões e exercícios. Pratique sem medo. Essa talvez seja a principal chave do sucesso nos concursos. Aprenda com seus próprios erros.

Não fique acordado até tarde

O sono é muito importante para retenção de informação, estar descansado é essencial para um bom estudo.

Descubra novas maneiras de estudar

Não existe um método certo de estudo, existem vários métodos certos. Teste, procure e adapte-se. Fazer resumos, mapas mentais, ler em voz alta, desenhar, exercícios, flashcards e tantos outros métodos podem ser excelentes!

Perfumes e chicletes

Essa é outra dica bizarra. Mas, pode funcionar muito bem. Ao tentar decorar algo difícil. Use um perfume diferente ou um chiclete com gosto peculiar. Tente usar novamente na prova, estranhamente, isso ajuda na memória… vá entender né?

Participe de grupo de estudos

Encontrar um grupo de estudo sempre ajuda na tarefa. Ter alguém para tirar dúvidas ou ensinar é sempre útil. Procure grupos de estudos.

Material de qualidade

De nada adiante estudar se o material está desatualizado e sem qualidade. Procure informar-se sobre os materiais que você utilizará.

Mantenha-se positivo, foco no concurso e se tiver outras dicas, compartilhe abaixo!

Wagner :

Comments are closed.