Dica de como estudar por flashcards!

como estudar por flashcards

Dica de como estudar por flashcards!

O estudo por meio dos “flashcards” tem sido utilizado por mais de 100 anos por estudantes Europeus e Americanos.

Eles consistem de pequenos cartões de auxilio com resumo para a memorização da matéria estudada. Podemos traduzir o termo “flashcard” como sendo um termo educacional de aprendizagem rápida que usa a repetição de associação a um conteúdo para a memorização.

É uma forma visual prática de método chamado “resgate ativo”. O Uso de “flashcards” pode ajudar a melhorar seus estudos e há economizar seu tempo, uma vez que você aprende de maneira bem descontraída e de forma dinâmica.

Vou te dizer como fazer seus “flashcards”. Na parte da frente será colocado o n.º de bloco com modalidade e matéria para ser estudada. Em seu verso escreva, além da resposta, a fonte da informação encontrada. Simples assim!

Como Estudar Usando os Flashcards

Serei bem direto sobre este assunto, vamos lá!

  • Em cada cartão deve haver somente uma pergunta e uma resposta escrita de maneira simples, sem sinopses nem resumos ou bibliografia.
  • A pergunta tem de ser elaborada de forma bastante sintética o mais possível, em outras palavras, ela deve ser direta e que leve a uma resposta muito precisa.
  • As respostas precisam ser escritas em um formato de texto e em tópicos. Desta maneira, sendo fácil a recordação das respostas.
  • No momento em que já estiverem prontos diversos cartões, você deverá ler a pergunta do cartão e respondê-la de forma mental. Então, verifique se a sua resposta está correta de acordo com o verso do cartão.
  • Sempre que você se deparar com novos conteúdos, faça e adicione novos cartões com novas perguntas.
  • Também é bom embaralhar as cartas sempre que for iniciar uma revisão das cartas para se evitar o vício de memorização de sequência.
  • Os cartões devem ser revisados sempre, de preferência diariamente, não importa se em 05(cinco) ou em 20(vinte) minutos, desde que as questões que errou fiquem costumeiramente na frente.

Dicas Úteis

A repetição é muito importante neste processo, assim, leia e releia o tanto de vezes necessárias.

“Flashcards” é um método rápido de fácil memorização, por isso, dedique tempo para criar os cartões.

Imagens nos cartões facilitam a assimilação do conteúdo, seria bom adicionar imagens aos cartões.

Períodos pequenos e repetidos de estudo funcionam melhor que longos períodos de estudo. Revise suas anotações dentro do ônibus. Dê uma olhada no diagrama enquanto espera pelo café da manhã. Leia uma parte importante do livro enquanto escova os dentes. Revise as informações durante um tempo livre no almoço.

Dar uma recompensa a si mesmo depois de uma meta alcançada pode ajudar muito. Coloque recompensas em alguns lugares onde tenha colocado também material de estudo, isso fará você dar mais valor ao estudo.

Resumindo

Já pensou que estudar é algo, na maioria das vezes, cansativo e um pouco tedioso até mesmo chato? Claro que nem todo mundo pensa desta mesma maneira! Mas muitas pessoas declaram que se sentem assim, quando se dedicando, dia após dia, aos seus estudos.

Mas estudar pode, sim, ser tornar uma atividade prazerosa. Mesmo sendo uma obrigação, pode no mínimo ser menos sofrida. Estudar é uma atividade bem mais subjetiva que objetiva. Mesmo havendo muitas variáveis, a principal é a capacidade de concentração e retenção do que se estuda no cérebro. Assim os “flashcards” irão te ajudar muito neste respeito.

Para passar em concursos públicos é necessário estudar com muita eficácia. Desta forma, é fundamental a utilização de ferramentas de aprendizagem que sejam capazes de aumentar o desempenho em memorização de conteúdos. A ferramenta “flashcards” é uma delas, pois esta desenvolve o aumento da memória e torna o estudo algo mais agradável e estimulante. Para terminar, digo claramente que quem busca melhorar a capacidade de memorização, deveria praticar este método.

Wagner :

View Comments (402)

  • It's not my first time to go to see this website, i am browsing this web site dailly and get fastidious data from here every day.

  • Wow, wonderful weblog format! How lengthy have you been blogging for?
    you made blogging glance easy. The total look of your website is excellent, as neatly as the content!

  • Hey just wanted to give you a brief heads up and let you
    know a few of the pictures aren't loading properly. I'm not sure why but I think its a linking
    issue. I've tried it in two different internet browsers and both show the same results.

  • This is the perfect webpage for everyone who really wants to understand
    this topic. You understand a whole lot its almost hard to argue with you (not that I actually will need to…HaHa).
    You definitely put a fresh spin on a subject that has been discussed for ages.
    Excellent stuff, just great!

  • Awesome! Its genuinely remarkable post, I have got much clear idea regarding from this post