7 técnicas infalíveis para aumentar seu foco e capacidade de concentração nos estudos

7 técnicas infalíveis para aumentar seu foco e capacidade de concentração nos estudos

Quando foi a última vez que você realizou uma tarefa rotineira, como escovar os dentes ou arrumar a cama, somente focado no que estava fazendo e não pensando no que viria a seguir e no que precisava resolver durante o restante do dia? Alguma vez você já chegou ao trabalho de manhã, mas não tinha a menor ideia de como chegou até lá e que trajeto fez? Ou você já sentou na mesa para almoçar e quando, por fim, olhou para o prato se deu conta que já havia terminado?

Todas essas circunstâncias já aconteceram comigo e isso é sintoma de distração e falta de consciência do momento presente.

Este estado de letargia e perda de consciência em que nem sequer sabemos o que estamos fazendo pode ser muito prejudicial para quem tem um objetivo importante como o de passar em um concurso público.

Muitas vezes, a performance profissional ou acadêmica não vai bem por conta de estados mentais como esse que nós nem mesmo notamos. Os resultados desse tipo de distração é que acabamos sufocados, com baixa produtividade, e performance ruim. A plena consciência e o relaxamento mental podem te ajudar a melhorar isso.

Então, aqui eu apresento algumas técnicas de mindfulness que vão além da meditação e que vão potencializar a sua capacidade mental em cada seção de estudo:

  1. Crie o hábito de meditar– Meditar é um santo remédio contra o estresse e a ansiedade. Ela também eleva os níveis de concentração e foco. Então medite!! Mas, não exija de si mesmo meditar por uma hora logo de cara e nem tente fazer isso sozinho. Existem meditações guiadas disponíveis em aplicativos de celular e elas podem te ajudar a dar o pontapé inicial. Comece a meditar por apenas 10 minutos por dia durante os primeiros 21 dias. 21 dias é o tempo em que um novo hábito é formato, então seja disciplinado e tente manter uma rotina. Medite no mesmo lugar e na mesma hora se possível. Caso seja possível, antes de começar o dia, sente-se em seu carro ou mesa de trabalho e dedique 10 minutos a si mesmo. Aproveite esses minutos sabendo que há um dia de trabalho te esperando.
  2. Elimine distrações– Desabilite as notificações das suas redes sociais, e coloque o seu celular em modo avião quando estiver começando sua jornada de estudo e aprenda a identificar o que é útil no momento e o que realmente merece sua atenção.
  3. Defina horários específicos para ler e responder mensagens e emails – Apenas leia os seus e-mail e mensagens duas vezes por dia. Compreenda que não é necessário ler e responder todos as mensagens que recebe no momento em que você as receber. Não deixe que as necessidades dos outros de falar com você ditem a sua agenda.
  4. Faça uma coisa de cada vez– Tente evitar fazer várias tarefas ao mesmo tempo, mas, em caso seja absolutamente necessário, note quais elas são, entenda o motivo de estar realizando determinada atividade naquele momento e priorize.
  5. Planeje cada seção de estudocom antecedência – Antes de iniciar uma seção de estudo cronometre dois ou três minutos para assimilar o ambiente ao seu redor e seu propósito ao realizar essa atividade. Estabeleça os objetivos e uma estratégia de ação.
  6. Descanse – Sempre que possível, a cada uma ou duas horas, dê uma pausa de mais cinco minutos no trabalho para não se sentir sobrecarregado e revise tudo o que foi feito na última hora.
  7. Esqueça dos problemas pessoais – Mantenha uma atitude de mindfulness ao longo de todo o estudo. Deixe os problemas pessoais e familiares da porta para fora do seu ambiente de estudo.

Com essas simples atividades seu nível de produtividade pode crescer exponencialmente. Se você quer ler mais dicas e aprender a maximizar sua força mental em favor do seu objetivo de passar em um concurso público visite o site do Projeto Mentalidade de Crescimento e aproveite para fazer um Teste de Mindset gratuito.

Abraços,

Prof. Beatriz Rustiguel

Wagner :

View Comments (3094)

  • I was recommended this blog by means of my cousin. I am
    now not sure whether this publish is written by way of him as no one else recognise such distinct about my
    trouble. You're incredible! Thanks!

  • I'm not positive the place you're getting your information, but good
    topic. I needs to spend some time learning more or
    figuring out more. Thank you for magnificent information I was searching for this information for my mission.

  • First of all I want to say awesome blog!
    I had a quick question that I'd like to ask if you don't mind.
    I was curious to find out how you center yourself and clear
    your mind prior to writing. I have had difficulty clearing my thoughts in getting my ideas out there.
    I truly do take pleasure in writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes are generally lost just
    trying to figure out how to begin. Any recommendations or hints?
    Thanks!

  • Somebody essentially help to make severely articles I might state.
    This is the very first time I frequented your web page and thus far?
    I amazed with the research you made to create
    this particular put up extraordinary. Magnificent activity!

  • Hello just wanted to give you a quick heads up. The words in your article seem to be running off the screen in Chrome.
    I'm not sure if this is a formatting issue or something to do with internet browser compatibility but I
    figured I'd post to let you know. The style and design look great though!
    Hope you get the issue resolved soon. Many thanks

  • There are ideas available, you need to simply perform a little research
    and you happen to be guaranteed to find what you're looking for.
    This is especially difficult living distant out of your friend or cherished one and so are
    struggling to hand deliver a card for many years on the special day should you
    forget. There was no anxiety about aging nor did I take inventory of who remembered my birthday and who didn't.

  • Incredible! This blog looks just like my old one!
    It's on a completely different topic but it has pretty much the same layout and design. Outstanding choice of colors!